Vai tirar a CNH? Confira dicas para se dar bem

Vai tirar a CNH? Confira dicas para se dar bem

Vai tirar a CNH? Confira dicas para se dar bem

by 21 de janeiro de 2016 1 comment
Primeira CNH: dicas para se dar bem

Primeira CNH: dicas para se dar bem

A carteira de motorista é o sonho de muita gente. Para quem deseja se tornar motorista neste ano, o Radar Nacional reúne algumas dicas que podem fazer a diferença em cada etapa deste processo.

Para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato passa por quatro fases: avaliação psicológica, exame físico e mental e exame prático de direção. De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), cada etapa é fundamental para que o motorista tenhas segurança ao assumir o volante.

Ao partir para tirar a habilitação, o candidato passará primeiro pela avaliação psicológica, que deve ser agendada logo depois de dar abertura no processo em uma das unidades de atendimento do Detran de seu Estado. Primeiro, ele passa por uma entrevista psicológica e depois faz testes psicológicos.

Leia também: Inscrições para CNH de graça vão até segunda-feira

A dica nesta etapa é que o candidato mantenha a mente sempre ativa por meio das leituras, palavras-cruzadas e exercícios físicos. Esta fase tem a finalidade de identificar a capacidade de atenção, raciocínio lógico, memória e personalidade.

Mais uma dica: se tem tendências a comportamentos explosivos é melhor trabalhá-los, ou eles serão percebidos na entrevista. As contradições na entrevista podem ser percebidas pelo profissional, portanto, é melhor ser franco nas respostas.

A etapa do exame físico e mental acontece junto ao processo de avaliação psicológica. Ela identifica as condições de saúde para conduzir um veículo. Esta etapa analisa a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial, entre outros.

Para esta etapa, a dica é que o candidato mantenha cuidados básicos para que o corpo tenha melhor desempenho. Por exemplo, procurar alimentar-se corretamente e praticar exercícios. Se for considerado apto na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental de direção, o futuro motorista fará as aulas no Centro de Formação de Condutor e, na sequência, o exame teórico de direção.

Outra etapa, o exame teórico, é realizada pelo computador. Os conhecimentos em legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito são testados.  A prova tem tempo máximo de 50 minutos. O candidato deve acertar 21 questões no mínimo de um total de 30.

Nesta fase, a dica é se preparar. Sites de Detrans do Paraná e São Paulo, por exemplo, oferecem simulados de provas teóricas.

A última etapa é o exame prático. Apesar de temida, pode ficar mais simples se o medo e ansiedade forem trabalhados. Nesta fase o candidato faz testes de estacionamento…[MAIS]

Pages: 1 2

1 Comment so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta