SP leiloa veículos pela internet. Confira dicas para dar o melhor lance

SP leiloa veículos pela internet. Confira dicas para dar o melhor lance

SP leiloa veículos pela internet. Confira dicas para dar o melhor lance

by 3 de fevereiro de 2016 1 comment
Confira dicas para dar o melhor lance em um leilão

Confira dicas para dar o melhor lance em um leilão

Veículos apreendidos em pátios no interior paulista vão a leilão nesta sexta-feira, 5. São 946 unidades recolhidas em pátios do Detran de Sorocaba, Piedade e Votorantim. Os lances serão aceitos pela internet.

Dos lotes, 54 veículos estão aptos à circulação, ou seja, têm direito a documentação. Os demais são destinados ao desmonte para revenda de autopeças ou reciclagem. São 709 veículos em Sorocaba (47 com documentação), 110 em Votorantim (3 com documentação) e 127 em Piedade (4 com documentação).

O leilão terá fechamento às 10h. Interessados já podem dar lances no site do leiloeiro. Mais informações, inclusive fotografias, podem ser obtidas em www.sumareleiloes.com.br. É necessário preencher um cadastro para conferir os lotes.

Os veículos poderão ser visitados por possíveis compradores nesta quinta (4/2), das 8h às 16h30, e na própria sexta (5/2), das 8h às 10h. Os pátios são: Guincho Nossa Senhora Aparecida I (rua Capitão Moraes, 511,  Cotianos) e Nossa Senhora Aparecida II (rua Giácomo Bassi, s/n, Bairro dos Pintos), em Piedade; Fast Help (av. Comendador Pereira Inácio, 2.220, Jardim Santa Fé) e Guincho Nove de Julho (rua Angelo Vial, 67, Jardim Helena Cristina), em Sorocaba; e Auto Socorro Munhoz (av. João Laureano, 81, Rio Acima) e Center Car Paraná (rua Joaquim Correia, 10, Jardim Toledo), em Votorantim.

Como funciona
Pessoas físicas podem adquirir apenas veículos com direito a documentação. O pagamento deve ser feito à vista. Após o arremate de um bem com direito a documentação, os débitos ficam quitados e é necessário emitir novo documento para o veículo.

Veículos destinados ao desmonte e reciclagem podem ser comprados por empresas credenciadas junto ao Detran-SP, dentro da Lei do Desmanche. As empresas precisam comprovar a capacidade técnica de efetuar todos os procedimentos de arremate, desde equipamentos para desmonte a descontaminação dos veículos, como a retirada do combustível, óleo do motor e do freio, baterias e pneus.

Legislação
Os leilões ocorrem dentro do que é determinado pela lei federal, ou seja, o veículo apreendido por infrações de trânsito pode ser levado a leilão 90 dias depois, caso não seja reclamado pelo proprietário.

Quando o veículo é destinado para leilão, o dono é notificado para reavê-lo em até 20 dias. Passado esse prazo, o Detran publica no Diário Oficial do Estado a notificação com o prazo de 30 dias para a retirada do veículo e quitação dos débitos, além de despesas com remoção e estadia no pátio. Depois disso, o veículo é relacionado para leilão.

Dê o melhor lance
Que está cada vez mais difícil adquirir um carro novo no Brasil não é novidade para ninguém. O mercado vive uma crise histórica e os leilões acabam sendo uma opção. O principal atrativo, sem dúvida, é o preço, que chega a ser 60% menor do que a tabela.

Com a nova lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que reduz de 90 para 60 dias o prazo para o veículo apreendido ser leiloado, a oferta de automóveis para serem arrematados tende a ser ainda maior no próximo ano. Os órgãos de trânsito e leiloeiros recebem hoje lances até pela internet, como é o caso de leilão de veículos de luxos que acontece amanhã em Mogi das Cruzes. Somente o Detran de São Paulo vai leiloar nesta semana 2,3 mil veículos recolhidos em pátios de Mauá, Osasco, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Piedade, Hortolândia, Cosmópolis e Capela do Alto.

Mas antes de pensar em dar um lance é preciso ter cautela. Os preços atraentes dos automóveis podem significar dor de cabeça mais à frente com a manutenção.  Para que o barato não fique caro, o Radar Nacional reuniu dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre o assunto. Veja a seguir e, se é um dos consumidores que pretende participar de um leilão, boa compra!

Dinheiro – A primeira orientação é preparar o bolso. Para dar o lance, é importante ter o dinheiro já reservado, já que a compra é sempre realizada à vista. E não é só o valor do veículo que será desembolsado. Há também outras taxas. “O consumidor deve arcar com o valor do veículo – que fica geralmente entre 10 e 20% abaixo do valor de tabela – e mais os 5% do leiloeiro”, explica o advogado do Idec, Guilherme Varella.

Manutenção – A mecânica é a parte que requer maior cautela do comprador. Por isso, é importante conhecer o veículo antes. Os Detrans geralmente abrem os depósitos para visitação um dia antes do evento e até horas antes do seu início. Levar um mecânico de confiança pode ser uma boa opção para conferir se existe a necessidade de reparos que podem tornar o veículo caro demais.

Olhar – Alguns pontos, segundo Varella, podem…[MAIS]

Pages: 1 2

1 Comment so far

Jump into a conversation
  1. isabela silva Messias
    #1 isabela silva Messias 23 fevereiro, 2016, 17:58

    Queria comprar um gol bola até uns 4 mil reais a vista

    Reply this comment

Deixe uma resposta