RS vai suspender 1,3 mil CNHs de fujões de blitze

RS vai suspender 1,3 mil CNHs de fujões de blitze

RS vai suspender 1,3 mil CNHs de fujões de blitze

by 13 de junho de 2016 1 comment

 

Motoristas deverão fazer curso de reciclagem e prova teórica

Motoristas deverão fazer curso de reciclagem e prova teórica

Cerca de 1,3 mil motoristas gaúchos correm o risco de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Eles desobedeceram a ordem de parada de agentes em blitze da Lei Seca. Nesta segunda-feira, 13, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) começa a instaurar processos administrativos contra os “fujões”.

Estes motoristas cometeram infração prevista no artigo 206 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os processos devem ser abertos ao longo do ano. O tempo que o infrator fica sem dirigir neste caso é de um mês.

De acordo com a autarquia ,medida visa reprimir a conduta que coloca em risco agentes de trânsito e de outras pessoas. Outra intenção é reeducar os motoristas que, além de multa e suspensão, deverão fazer curso de reciclagem de 30 horas com caráter educativo e pedagógico, além da aprovação em prova teórica.

Aplicações
O Detran gaúcho já aplica as penalidades do artigo 210 do código, que já completa a aplicação da suspensão em quatro artigos específicos, além dos 20 pontos: dirigir sob efeito de álcool, ultrapassar a velocidade máxima em mais de 50% e praticar “racha”. Também é aplicada a penalidade de suspensão por determinação policial e envolvimento em acidente grave.

No último ano os processos de suspensão do direito de dirigir instaurados pelo Detran atingiram recordes históricos. Houve um aumento de 540% no período de 2008 a 2015. No ano passado, o Detran ultrapassou 62% o número de processos de suspensão do direito de dirigir instaurados no ano anterior – foram 52.217 PSDDs em 2015, contra 32.175 em 2014.

O condutor flagrado pela fiscalização conduzindo com o direito de dirigir suspenso incorre em infração gravíssima, com multa de R$ 574,62. Fica o condutor, também, passível de cassação da CNH por dois anos. O infrator pode, ainda, ser conduzido à Polícia Judiciária por violação da suspensão do direito de dirigir, crime de trânsito previsto no Art. 307 do CTB. Responde ainda pelo crime de desobediência, na forma do Art. 330 do Código Penal.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Portal VOIT – www.voit.com.br

1 Comment so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta