RS terá projeto-piloto de blitze antidrogas no trânsito

RS terá projeto-piloto de blitze antidrogas no trânsito

RS terá projeto-piloto de blitze antidrogas no trânsito

by 12 de novembro de 2015 0 comments
Uso de drogômetro começa no verão, em operações do Detran

Uso de drogômetro começa no verão, em operações do Detran

O combate ao uso de drogas por motoristas deve ser intensificado no Rio Grande do Sul. Antes mesmo de o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) regulamentar o uso dos equipamentos que identificam a presença de substâncias alucinógenas no organismo dos condutores, o estado anunciou parcerias para dar início a um projeto-piloto. Os testes devem ser iniciados nas ações de fiscalização da Operação Balada Segura já no período de férias.

A aplicação de testes de drogômetro na fiscalização de trânsito é debatida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas (CPAD), e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Representantes dos órgãos discutiram como alinhar os aspectos práticos e éticos da pesquisa em um ambiente real de blitz.

Até agora foram testados vários aparelhos disponíveis no mercado pela Farmácia da UFRGS. Coordenadores da pesquisa, o Prof.Dr. Flávio Pechansky e a Dra.Tanara Souza apresentaram a experiência no primeiro estudo nacional sobre álcool e trânsito em 2008, bem como a contextualização da aplicação do drogômetro em outros países.

No âmbito legal, a aplicação dos testes de drogômetro ainda não tem eficácia. O crime por dirigir sob efeito de substância psicoativa tem sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no entanto, os aparelhos ainda não estão homologados…[MAIS]

Pages: 1 2

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta