INÍCIO

Renovação de frota é vista como alternativa para incrementar PIB em 2016

Renovação de frota é vista como alternativa para incrementar PIB em 2016

by 23 de dezembro de 2015 0 comments
Investimentos em programa de renovação de frotas criariam cerca de 300 mil empregos

Investimentos em programa de renovação de frotas criariam cerca de 300 mil empregos

As previsões pessimistas do Banco Central de um PIB recuado para 2016 podem ter um cenário diferente a partir de investimentos na área de transportes. A fórmula do “milagre econômico” foi elaborada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que encaminhou à presidência da República e à equipe econômica do Palácio do Planalto um plano de recuperação econômica calcado no setor.

Um dos pilares do programa, que prevê ações até 2018, estabelece a participação da iniciativa privada na renovação da frota nacional. Segundo o estudo, o incentivo à aquisição de veículos pode promover 285 mil empregos e uma arrecadação de R$ 18 bilhões em impostos só no ano que vem. Nesta condição, o PIB teria um crescimento de 1,3%. O impacto ambiental também foi verificado no estudo: a redução de 18% no consumo de combustível com a frota renovada representaria uma expressiva redução na emissão de poluentes.

A CNT defende ainda a criação de um conselho gestor com representantes das áreas técnica, ambiental e política para definir os rumos da execução de projetos de infraestrutura com maior celeridade e prazos.

Entre as sugestões está o conteúdo do último Plano CNT de Transporte e Logística, que prevê 2.095 projetos e quase R$ 1 trilhão em investimentos.  “Adotar essas medidas é o caminho…[MAIS]

Pages: 1 2

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.