O trânsito do futuro na visão de especialistas

Trânsito do futuro: veículos autônomos são aposta para segurança viária
Trânsito do futuro: veículos autônomos são aposta para segurança viária

Imagine como deve ser o trânsito em 30 anos. Pensar no fim dos acidentes de trânsito parece coisa de outro mundo para você? Para o diretor técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Roberto Guimarães, isso é plenamente possível.

Guimarães atribui o otimismo à confiança no avanço da tecnologia. “O fator humano é responsável por mais de 90% dos acidentes e, no futuro, esse risco será totalmente eliminado com a utilização de veículos autônomos, que serão capazes de se deslocar sem a necessidade de serem guiados por pessoas”, explica à Perkons Consultoria, referindo-se a uma tecnologia já existente, mas ainda não massificada.

Até o ano de 2100, mais de 11 bilhões de pessoas devem testemunhar a popularização dos veículos autônomos. Até 2030 seremos 2030 já seremos 8,5 bilhões e, até 2050, 9,7 bilhões, segundo projeções da ONU. Guimarães avalia ainda que o transporte coletivo em modelo de integração entre vários modais será uma realidade difundida, com o uso de sistemas inteligentes de captação e demanda.  “Os veículos utilizarão combustíveis limpos e renováveis, e integrarão a paisagem urbana de forma harmônica”, acrescenta.

Clima e combustível
No auge das discussões das mudanças climáticas e da influência do trânsito no aquecimento global, cientistas batem o martelo: é verdade que diminuímos cerca de 6 gigatoneladas a emissão anual de gás carbônico, mas a meta é a diminuição de  12 a 14 gigatoneladas por ano. Isso para que o aumento…[MAIS]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *