Movimento por carros a diesel no Brasil continua

Movimento por carros a diesel no Brasil continua

Movimento por carros a diesel no Brasil continua

by 28 de abril de 2016 7 comments
Especialistas afirmam que diesel é economicamente viável, apesar de alta de 12%

Especialistas afirmam que diesel é economicamente viável, apesar de alta de 12%

Nem mesmo as constantes altas no preço do barril do petróleo minam a proposta de inserir no mercado nacional carros movidos a diesel. A produção e a comercialização de veículos de passeio movidos a diesel foram proibidos há 40 anos pelo Ministério da Indústria e Comércio, que naquele tempo, vivia a crise do petróleo e encontrou no álcool uma saída para depender menos do diesel importado.

Nos últimos anos, a proibição é sustentada com argumentos como o potencial poluidor do diesel ou o preço dos veículos com o propulsor, que precisam ser mais robustos, desta forma, mais caros.

Mas há visões contrárias e propostas discutindo a restrição. De acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), a indústria automotiva não vê sentido para manter a proibição, já que o diesel polui bem menos nos dias atuais.

Na Câmara dos Deputados, uma comissão discute o Projeto de Lei 1013/2011, que prevê reverter a medida. O assunto já reuniu entidades, órgãos oficiais, entidades de classe, ambientalistas entre outros, em audiências públicas. O relator da comissão deputado Evandro Roman (PSD-PR), irá apresentar parecer antes que o projeto seja votado. A revogação dessas restrições, argumenta a Fecombustíveis, não trará aumento na emissão total de poluentes de veículos, nem haverá problema quanto à demanda no varejo pelo derivado do petróleo.

O engenheiro Vicente Alves Pimenta, representante da Aprove-Diesel e do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), afirmou que não existem mais justificativas para…[LEIA MAIS]

Pages: 1 2

7 Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta