Ildo Mário assume direção do Detran-RS

Ildo Mário assume direção do Detran-RS

Ildo Mário assume direção do Detran-RS

by 11 de fevereiro de 2015 0 comments
Ildo tem 35 anos de função pública no Detran-RS

Ildo tem 35 anos de função pública no Detran-RS

Nomeado interinamente ao cargo no início do ano, Ildo Mário Szinvelski foi empossado definitivamente como diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). A relação dos demais integrantes da direção da autarquia ainda não foram definidas pelo governador José Ivo Sartori.

Szinvelski assumiu a autarquia depois de entraves na emissão de documentos de CNH. Sem um nome definido para assumir a função, a entrega dos documentos teve de ser suspensa por exigência legal, já que é obrigatória assinatura de autoridade de trânsito. A designação do novo quadro de diretores interinos da Autarquia permitiu retomar as rotinas operacionais quanto à emissão da documentação junto às empresas responsáveis pelo processamento das informações e impressão.

O órgão emite diariamente cerca de 5 mil documentos de habilitação e 22 mil documentos de veículos, entre CRVs (Certificado de Registro de Veículo) e CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

O secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Edu Olivera, sugeriu na ocasião a indicação de um servidor de carreira para a função, com o compromisso de normalizar a situação o mais rápido possível, evitando prejuízo para a sociedade gaúcha. Szinvelski foi apontado como um dos servidores mais qualificados para dirigir a autarquia nessa transição, pela experiência de 35 anos de carreira pública vinculada ao setor de trânsito.

Perfil
Especialista em Segurança do Trânsito pela ULBRA/RS, com curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança do Trânsito (2000). Especialista, também, em Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas, Direção Defensiva e diversos cursos na área de trânsito, transporte e mobilidade. Pós-Graduado em Direito Ambiental pela ULBRA (2004) e graduado em Engenharia Operacional Mecânica pela Fundames (Santo Ângelo,1980) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos (1990).

Participou da Câmara Temática de Esforço Legal, Infrações, Penalidades, Crimes de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Contran (2003 a 2004) e da Comissão de Trânsito da OAB/RS ( 2004). É membro do Conselho Municipal de Transporte Urbano – COMTU de Porto Alegre,RS e conselheiro do Cetran/RS deste 1998 até a presente data.

Possui trabalhos publicados nas áreas de Municipalização do Trânsito, Inspeção Técnica Veicular, Poluição Veicular Ambiental, Alcoolemia e Segurança no Trânsito, dentre outros. É palestrante sobre Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Crimes de Trânsito e professor dos Cursos de Especialização em Trânsito.

Servidor público estadual concursado desde 1981, foi nomeado no Detran/RS em 1998 no cargo de Técnico Superior em Trânsito Analista (hoje Analista). Assumiu a função de diretor técnico na autarquia desde 2008 até 2014.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta