Helsinque para pedestres

Helsinque para pedestres

by 9 de dezembro de 2015 0 comments

…em avenidas-boulevares. Helsinque ainda seria uma cidade verde, cujo ponto forte inclui florestas urbanas e ambientes culturais (Fonte).

A expansão do centro da cidade é parcialmente justificada pelo aumento da capacidade urbana e pelas oportunidades de negócios em Helsinque. A cidade caminhável também será aumentada também, e com o centro maior os desafios para um cenário que convida a caminhar serão realçados. Uma rede rica em pontos interessantes ajuda no atendimento de um ambiente adequado. É sabido que um pedestre precisa de um ponto novo e interessante a cada 100 metros como orientação, para que a jornada seja prazerosa. Também as conexões ferroviárias e a qualidade das áreas das estações são importantes, e ambos os aspectos são considerados no planejamento urbano de Helsinque.

Não são todas as ruas que devem ser enfatizadas com foco nos pedestres. Os seguintes critérios são usados em Helsinque quando se decide orientar a rua para pedestres:

  • O status da rua e área na estrutura urbana.
  • Serviços localizados na área da rua.
  • O papel da rua na rede de trânsito, considerando os quatro modos de circulação.
  • Diferença entre o ambiente atual e o desejado.

A alta qualidade da rede para pedestres no centro de Helsinque é contínua, segura sob um ponto de vista de trânsito, social e atraente. Ela fornece uma alternativa realista se comparada a outros modos de circulação no centro, o que aumenta o fator democrático da cidade. Isto torna real a visão de que Helsinque é uma comunidade para todos.

*Reetta Putkonen – Diretora de Planejamento de Transporte da cidade de Helsinque – Finlândia

Pages: 1 2

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta