Frota em Curitiba cresceu sete vezes em 40 anos. Cidade debate mobilidade

Frota em Curitiba cresceu sete vezes em 40 anos. Cidade debate mobilidade

Frota em Curitiba cresceu sete vezes em 40 anos. Cidade debate mobilidade

by 6 de março de 2015 0 comments
Curitiba atinge a marca de 1,4 milhão de veículos, um para cada 1,3 habitante

Curitiba atinge a marca de 1,4 milhão de veículos, um para cada 1,3 habitante

A frota de veículos em Curitiba aumentou sete vezes nas últimas quatro décadas. Dos cerca de 200 mil veículos, em 1970, houve um salto para 1,4 milhão, em 2014. A população, no entanto, dobrou, passando de 923 mil para 1,86 milhão, na comparação. A média de 1,33 habitante para cada veículo faz de Curitiba a capital mais motorizada do país. E o assunto vira tema de debate.

Curitibanos encontram-se nos dias 9 e 10 de abril, no Parque Barigui, para discutir o crescimento das frotas nas últimas décadas e o impacto deste aumento, no Seminário Uso do Automóvel na Cidade. O evento, promovido pela prefeitura em parceria coma Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault Brasil, discute alternativas para  reduzir congestionamentos e ampliar o uso sustentável do automóvel.

Além da gestão da frota, outro desafio é a saúde. Por ano, o sistema de saúde gasta R$ 8,45 milhões em Curitiba com o tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. O montante considera somente despesas com internações hospitalares, sem contar a reabilitação de pacientes. De 1.949 pessoas que foram vítimas de acidentes em Curitiba no ano de 2013, 215 foram para a UTI.

“Acidentes e violências são a terceira principal causa de óbitos em Curitiba, atrás apenas dos problemas circulatórios e de neoplasias. Se considerarmos apenas a faixa etária entre 5 e 39 anos, eles se tornam a principal causa. Não resta dúvida de que o trânsito é uma questão que extrapola as discussões sobre infraestrutura. É também uma questão de saúde pública”, afirma o secretário municipal da Saúde de Curitiba, Adriano Massuda.

O seminário debaterá, entre outros temas, veículos elétricos, compartilhamento de veículos, carona solidária, faixas exclusiva para veículos com três ou mais passageiros, restrição e regulamentação de estacionamentos novas plataformas de locomoção individual, entre outras.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site www.curitiba.pr.gov.br/usodoautomovel, pelo e-mail internacional@pmc.curitiba.pr.gov.br ou telefone (41) 3350-8141.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta