Controle de estabilidade: vale a pena pagar mais por isso?

Controle de estabilidade: vale a pena pagar mais por isso?

Controle de estabilidade: vale a pena pagar mais por isso?

by 10 de agosto de 2015 1 comment
Nos EUA, acidentes fatais caíram 56% depois de obrigatoriedade do controle de estabilidade

Nos EUA, acidentes fatais caíram 56% depois de obrigatoriedade do controle de estabilidade

Obrigatório em diversos países, o controle eletrônico de estabilidade está presente em somente 47,8% da frota brasileira, predominantemente, em carros de luxo. Tornar o equipamento item de série seria um ganho para a segurança dos motoristas brasileiros, que já contam com freio ABS e airbags nos veículos fabricados a partir de 2014.

Um estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), órgão de segurança de seguradoras nos Estados Unidos, aponta que os acidentes fatais com veículos caíram 56% depois que o controle de estabilidade foi adotado no país.

Mas, afinal, como funciona este equipamento? O controle de estabilidade é um conjunto de funções eletrônicas complementares ao ABS, que é o sistema antibloqueio de rodas que impede que o carro derrape em frenagens bruscas. Com o controle, o carro permanece estável, o que previne um grande número de acidentes mais graves.

O controle de estabilidade evita capotagens, perda de controle em declives, cantadas de pneus, deslizamento lateral das rodas e proporciona mais segurança ao veículo em casos de frenagens extremas. Ele também é capaz de identificar o uso dos estepes finos de emergência e da calibragem dos pneus, atuando sobre o controle da velocidade.

Situações inesperadas como desviar de uma criança que entrou repentinamente na pista são mais fáceis em veículos que contam com o equipamento. O controle ajuda na manutenção das trajetórias escolhidas pelo motorista, sem derrapagens laterais e rodopios.

Segundo a Fundação Proteste, associação que representa o direito do consumidor, o controle de estabilidade deve ser altamente valorizado na hora da aquisição dos veículos pelo ganho que podem proporcionar principalmente em situações de emergência. Mas o custo do equipamento é alto. Para adquirir um modelo popular na configuração que oferece o controle de estabilidade, é preciso desembolsar cerca de R$ 5 mil em relação à configuração mais simples.

Acessse os outros sites da VideoPress
Portal VOIT – A Voz da TI – www.voit.com.br
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

1 Comment so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta