Clio: Francesinho mais vendido na história

Clio: Francesinho mais vendido na história

Clio: Francesinho mais vendido na história

by 6 de junho de 2016 0 comments
Clio: veterano será substituído no Brasil por Kwid

Clio: veterano será substituído no Brasil por Kwid

Renault Clio, um dos modelos remanescentes do século passado no mercado brasileiro, chega a seu 25º aniversário com marcas invejáveis para qualquer concorrente. É o veículo francês mais vendido de todos os tempos em todo o mundo, primeiro a ganhar duas vezes o prêmio de Carro ao Ano da Europa, além de ser o mais vendido na França em 18 anos de sua existência e liderar o segmento na Europa nos anos de 2014 e 2015.

A Renault gaba-se por ter criado um carro pequeno que “tem tudo de um grande”. Seu nome vem do grego Kleiô, que na mitologia é uma musa cheia de glória, fama e reputação. Predecessor do Renault 5, Clio foi criado com a proposta de ser um carro com funcionalidades e padrões mais sofisticados.

A mudança do Renault 5 para o Clio marca também outra evolução: a partir de então, os modelos não são mais designados por números, mas por nomes próprios, com o objetivo de facilitar a memorização dos nomes e atribuir maior calor humano a eles.

Equipamentos
A primeira geração – obviamente, a europeia – já vinha com ABS, ar-condicionado, câmbio automático eletrônico, alarme, direção assistida, além de retrovisores elétricos com desembaçador. Em 1998, é lançada a segunda geração, com 7 cm adicionais e motorizações de 16 válvulas. Ele também coloca a segurança ao alcance de todos, equipando toda a gama com ABS e airbags, incluindo airbags laterais. O Clio de terceira geração chegou ao mercado europeu em 2005, enquanto que o Clio 2 manteve sua carreira comercial sob o nome de Clio Campus.

Todas estas qualidades são novamente recompensadas pelo título de Carro do Ano na Europa, conquistado em 2006. Foi um evento fora do comum: nos 43 anos de história do Prêmio, é a primeira vez que um mesmo veículo conquista a recompensa duas vezes.

A quarta geração do compacto é inspirada no carro-conceito DeZir. Mantém a mesma exigência em termos de equipamentos, principalmente com o R-LINK, o tablet conectado e integrado, ou ainda um sistema de som com refletor de baixos que aparece em estreia mundial.

No Brasil…
Por aqui, o Renault Clio também é um dos modelos que fez história e registrou importantes marcas na história da indústria automotiva nacional. A Renault introduziu o Clio no mercado com a proposta de oferecer um carro de entrada com mais atributos, a chamar a atenção pela presença de airbags frontais de série.

Kwid, sucessor de Clio no Brasil, será produzido no Paraná

Kwid, sucessor de Clio no Brasil, será produzido no Paraná

Importado da Argentina a partir de 1996, ganhou produção própria dois anos depois. Garantiu seu melhor resultado de vendas em 2002, ao emplacar cerca de 40 mil unidades. Em 2015, ficou entre os 50 modelos mais vendidos no ranking da Fenabrave.

Agora, Clio está prestes a despedir-se dos brasileiros. Na posição de trigésimo carro mais vendido nos cinco primeiros meses do ano, o veterano deve dar lugar ao Kwid, compacto que será produzido no Brasil e brigará diretamente com Volkswagen Up! e Fiat Mobi.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Portal VOIT – www.voit.com.br

 

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta