A importância de integrar tecnologias no trânsito

A importância de integrar tecnologias no trânsito

A importância de integrar tecnologias no trânsito

by 29 de outubro de 2015 0 comments

…tendo seu valor. No entanto, com o maior controle dos veículos através do IOT (Internet of Things) – que permite a interligação de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores – e outras tecnologias, os modelos de fiscalização passem a ser preventivos ao invés de punitivos/corretivos. Com a sinergia entre os modelos de veículos do futuro, a integração entre os modais e meios de transporte público talvez tenhamos uma transformação mais efetiva do comportamento do cidadão.

É natural que, para sua entrada em nosso dia a dia, tais iniciativas dependam de estudos mais profundos e aprimoramento. No entanto, é fato a necessidade de toda uma infraestrutura conceitual e de integração, desenhada através de protocolos e padrões para que se possa extrair o melhor dessa diversidade de tecnologias.  Para isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de seu grupo de estudos – CEE-127, que trata dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) – ações de gestão de trânsito que integram diferentes tecnologias para controle e melhoria da mobilidade –, trabalha no intuito de consolidar os parâmetros mínimos de interoperabilidade e funcionamento de todo o escopo que compreende o tema ITS.

*Ricardo Simões, gerente de produtos da Perkons e membro da Comissão de Estudos de ITS da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

 

Pages: 1 2

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta