Super Programa de ZERO Acidentes no Brasil

Super Programa de ZERO Acidentes no Brasil
Programa dissemina a segurança no trânsito através de educação e planejamento

Programa dissemina a segurança no trânsito através de educação e planejamento

Por Odir Freire* – A Suécia sempre foi um pais referência em qualidade de produtos e bem estar social, vez ou outra sempre ouvimos alguém dizer que gostaria de morar naquele país. Eles detêm um departamento de segurança de trânsito com a grande pretensão de eliminar vítimas em acidentes envolvendo veículos automotores. Um grande desafio mesmo para um país que possui excelência em produção de bens de consumo e prestação de serviços.

O Vision Zero é um programa de origem sueca com iniciativa governamental e da indústria com objetivo de disseminar a segurança no trânsito através de educação e planejamento, fazendo a mobilidade se tornar menos violenta. Desde 1994, este projeto tem diminuído os índices de mortalidade no trânsito da Suécia. Outros países que queiram mudar as estatísticas podem entrar em contato com o projeto pelo site http://www.visionzeroinitiative.com/

A empresa sueca Volvo de caminhões e automóveis tomou a iniciativa desde 1987 e tem trabalhado no Brasil, evitando acidentes com os modelos de sua marca. Desde que foi inaugurada a empresa sempre esteve preocupada com a segurança de usuários de seus veículos, o próprio cinto de três pontas é prova disto. Atualmente mantém o Programa Volvo de Segurança no Trânsito, com atualizações frequentes sobre as estatísticas nas estradas brasileiras, o conteúdo pode ser acessado no http://pvst.com.br/

Ao especialista Médico de Tráfego cabe a responsabilidade de orientar e julgar precedentes dos candidatos à habilitação, o diálogo que conduz a entrevista é simplesmente importante para entender e julgar aptidão do candidato quanto o exame físico. Obvio que a experiência ainda é fundamental na orientação correta do candidato, mas não devemos deixar de dar importância à preparação cientifica e aos eventos como aprendizados constantes. Estes últimos com intuito de valorizar ainda mais a especialidade.

Nesta função o médico estaria à frente de um super programa contra os acidentes nas estradas brasileiras, pois aprovando corretamente os condutores, trabalha de forma preventiva nos acidentes de trânsito, de forma que diminuiremos as taxas de mortalidade, ligado ao movimento de veículos e pedestres, ainda considerado alto pelo órgão internacional de Medicina de Tráfego.

 

*Dr. Odir Freire é membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Portal VOIT – www.voit.com.br

 

Publicidade

 

Categories: OPINIÃO

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios são marcados com*