Radiocomunicação da linha 4 do metrô do Rio está por conta de empresa austríaca

Radiocomunicação da linha 4 do metrô do Rio está por conta de empresa austríaca

Infraestrutura TETRA para a nova linha 4 do metrô
foi implementada com sucesso no Metro Rio

Kapsch - Video recording MetroRio

Trem da linha 4 do Metrô do Rio

A nova linha 4 do metrô no Rio de Janeiro iniciou sua operação em 1º de agosto, com o objetivo de atender aos Jogos Olímpicos 2016. O sistema de comunicação TETRA (rádio terrestre troncalizado) para a linha 4 foi fornecido pela Kapsch CarrierCom. A empresa austríaca contribuiu com sua solução para uma experiência de viagem diferenciada, permitindo que milhares de usuários e fãs esportivos possam chegar a seu destino rapidamente, com segurança e conforto.

O sistema TETRA disponibiliza conectividade de voz e dados, de forma segura e “altamente confiável”, segundo a empresa, garantindo o funcionamento ideal da rede. Permite a comunicação com os operadores e a transmissão dos dados operacionais relevantes ao Centro de Controle Operacional, contribuindo assim para uma maior segurança e eficiência no transporte dos passageiros. No início de 2015, a Kapsch CarrierCom foi selecionada pelo líder do projeto ENG (www.eng.it ) para fornecer a rede de radiocomunicação TETRA para a linha 4 composta de quatro estações de base ao longo da sua extensão, 60 rádios de cabine para os 15 trens, 21 repetidores óticos e 140 rádios portáteis. O prazo para a implementação do projeto foi cumprido visando o início dos Jogos Olímpicos 2016 em 5 de agosto de 2016.

Thomas Schöpf, COO da Kapsch CarrierCom, comenta: “Foi um grande desafio concluir o projeto a tempo de atender ao início dos próximos Jogos Olímpicos. Graças à nossa profunda compreensão das necessidades de comunicações críticas para os operadores de transportes públicos, bem como à larga experiência no planejamento, implantação e operação de redes TETRA, nossa equipe conseguiu fornecer esta solução a tempo ao nosso cliente”.

Sobre a solução
A rede de radiocomunicação TETRA foi elaborada pela Kapsch desde o seu planejamento, projeto técnico integrado e todas as fases de implementação. Em cooperação com a empresa Rohill, a infraestrutura TETRA foi integrada nas linhas1 e 2 existentes. A Cobham Wireless (antiga Axell Wireless) participou com uma solução de sistema de distribuição de antena para cobertura indoor (DAS), incluindo túneis, salas técnicas e plataformas. E a Schnoor forneceu a solução de rádio de cabine para trens com uma interface de anúncio público.

A nova linha 4 chegará à Barra da Tijuca

A nova linha 4 chegará à Barra da Tijuca

O Metro Rio está pronto para os Jogos Olímpicos 2016
“A Kapsch conseguiu desenvolver uma solução que se adapta perfeitamente às nossas necessidades em termos de funcionalidades. A empresa manteve seu compromisso com os objetivos de qualidade e prazos de entrega para o início das operações da Linha 4 para os Jogos Olímpicos 2016”, afirmou Pedro Augusto da Silva, Diretor do Metro Barra, empresa responsável pela implantação do metrô na região da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, onde se situa o Parque Olímpico.

Com 15 trens atendendo seis estações principais ao longo de 16 km, a nova linha 4 no Rio de Janeiro poderá transportar mais de 300.000 passageiros por dia e retirar quase 2.000 automóveis das ruas durante os horários de pico. Especialmente  durante os Jogos Olímpicos 2016, a linha 4 do metrô contribuirá para tornar as viagens mais rápidas e cômodas na segunda maior cidade do Brasil com  aprox. 6,5 milhões de habitantes.

A nova linha 4 fará a conexão entre a famosa área de praias de Ipanema/Leblon (Zona Sul) até a Barra da Tijuca (Zona Oeste), local do Parque Olímpico da Barra, em 13 minutos. O Parque Olímpico da Barra será o centro dos Jogos, com nove locais que acolherão 16 modalidades olímpicas e nove paraolímpicas, em conjunto com o Centro de Mídia do Rio, para os trabalhos de imprensa, e o Centro de Transmissão Internacional.

 Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Portal VOIT – www.voit.com.br

Publicidade

 

Categories: NOTÍCIAS

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios são marcados com*