Itens de segurança podem salvar vida de motociclista

Itens de segurança podem salvar vida de motociclista
Mais de 70% das mortes de motociclistas foram provocadas por lesões na cabeça

Mais de 70% das mortes de motociclistas foram provocadas por lesões na cabeça

Em muitas partes do país onde a motocicleta é o principal meio de transporte, especialmente em estados do Nordeste, são comuns os relatos de negligência dos motociclistas quanto ao uso de equipamentos de segurança. Os acidentes sobre duas rodas são constantes e os riscos de ferimentos graves, sequelas ou até mortes são potenciais.

Por essa razão, além do bom comportamento no trânsito, que parte do respeito às leis e à sinalização, o motociclista deve dar atenção ao uso de equipamentos de segurança. Cada acessório oferece proteção que pode atenuar os reflexos de uma colisão ou queda à integridade física do condutor.

A seguir, confira como os acessórios são vitais para o motociclista:

Capacete – Mais de 70% dos motociclistas que perdem a vida em acidentes sofreram graves lesões na cabeça. O capacete é um item indispensável neste sentido e a compra de um produto de qualidade e certificado faz toda a diferença. Portanto, o condutor deve adquirir capacetes com o selo do Inmetro. Além disso, é importante fazer a troca sempre que o item vencer.

Outro fator importante é adquirir capacetes de acordo com o tamanho da cabeça, para evitar folgas que possam fazer com que ele se solte da cabeça em um acidente. A viseira deve estar sempre abaixada e limpa para uma melhor visibilidade.

Roupas – Usar a roupa certa também ajuda a diminuir as lesões em um eventual acidente. O ideal é utilizar vestimentas que protejam todo o corpo. Além disso, a roupa adequada protege o motociclista do sol e da chuva, ou de um objeto que possa atingi-lo no percurso. O ideal é usar roupas aprovadas por órgãos certificadores. O uso de faixas refletivas também é recomendável, pois auxiliam que o motociclista seja visto por outros motoristas, principalmente à noite.

Sapatos – O uso de calçados inadequados é a principal causa de fraturas entre os motociclistas. É recomendável o uso de botas de alta resistência que não tenham salto alto. Um acidente muito comum é o pé do motociclista raspar nas guias, valetas ou calçadas em curvas. Numa colisão lateral, o pé pode estar totalmente desprotegido.

Luvas – O uso de luvas de alta resistência é primordial para proteger o condutor de mais ferimentos. A primeira autodefesa do condutor ao cair da moto é usar as mãos para amortecer o impacto contra o piso. Isso faz com que as mãos sofram arranhões e queimaduras na queda, às vezes irreversíveis.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Portal VOIT – www.voit.com.br

MAIS...

Publicidade

 

Comments

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios são marcados com*