Escassez de água mobiliza empresas de transporte

Escassez de água mobiliza empresas de transporte
Urubupungá economiza 2,4 milhões de litros de água por mês

Urubupungá economiza 2,4 milhões de litros de água por mês

Empresas brasileiras ampliaram investimentos e adotaram medidas de racionalização de uso como forma de reduzir os impactos ambientais da atividade.

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que duas em cada três pessoas sofrerão com a falta de água até 2050. O dado alarmante leva à necessidade de medidas. Segundo estudo da Confederação Nacional de Transporte (CNT) que analisa a eficiência energética no transporte de cargas, 44,5% das empresas fazem alguma coisa para reaproveitar os recursos, sendo que 83,1% têm responsabilidade com a água.

A Auto Viação Urubupungá, por exemplo, que opera com o transporte coletivo urbano e interurbano de passageiros na Grande São Paulo, projetou sua garagem para otimizar recursos hídricos e energéticos. A preocupação com o meio ambiente garantiu à empresa a certificação de primeira garagem com o padrão LEED, (Liderança em Energia e Design Ambiental, na sigla em inglês), um reconhecimento internacional pela sustentabilidade da edificação.

“O investimento ficou 4,2% acima do valor de uma obra normal, mas isso se compensa ao longo dos anos”, afirma à CNT o gerente geral da unidade, Miguel Batista de Albuquerque.

A estrutura possui sistema de coleta e armazenamento de água da chuva com 700 mil litros. Há um sistema de tratamento, com capacidade para recuperar até 14 mil litros por hora. A água é utilizada para a lavagem diária de 260 ônibus.

Todos os dias, a Urubupungá deixa e captar da rede de abastecimento 80 mil litros de água. Em um mês, uma economia de 2,4 milhões de litros. “Nós utilizamos a água da chuva para a manutenção da frota. Depois, ela passa por novos tratamentos. Quando chega num ponto de estagnação, após 20 ou 25 dias, tratamos pela última vez e descartamos”, explica Miguel.

O custo mensal da manutenção do sistema equivale a um terço do valor que a empresa desembolsaria se usasse hoje a rede de abastecimento. Isso significou uma redução…[MAIS]

MAIS...

Publicidade

 

Pages: 1 2

Categories: NOTÍCIAS

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios são marcados com*